.......No dia 4 de dezembro, alguns empresários e técnicos do setor de mineração de agregados visitaram o posto da CCR na Via Dutra para conhecer e entender o modelo de pesagem dinâmica para o limite da balança. A visita faz parte do MRP – Movimento Responsabilidade de Peso, ação do SINDIPEDRAS e SINDAREIA com o objetivo de conscientizar o tráfego com o limite permitido pelas balanças rodoviárias.
.......Daniel Cirilo da Silva, responsável pelas Soluções de Automação da CCR recebeu o grupo do setor e explicou cada fase da pesagem dinâmica. Os sensores instalados no pavimento e câmeras realizam a classificação, leitura de placas e dimensionamento (altura, comprimento e largura) com a leitura das características dos veículos para classificação e pesagem. Para o caminhão que estiver dentro do limite da balança – viagem liberada. Para o caminhão que estiver com excesso de peso, o motorista será avisado por meio de painéis de mensagens variáveis e todo o procedimento é monitorado por câmeras. Caso o motorista não respeite o procedimento, será identificado o caminhão através de imagens e placas, que caracterizam a infração do veículo que não respeita a sinalização de encaminhamento ao posto de fiscalização.
.......Daniel participou da entrevista para a Revista Agregados SP e respondeu algumas dúvidas referente ao assunto. Confira:
.......Revista Agregados SP: Como a pesagem dinâmica contribui para a segurança rodoviária nas concessões da CCR?
....... Cirilo: Segurança para os nossos clientes é um tema muito importante para o Grupo CCR, o sobrepeso acarreta desgaste prematuro dos veículos e a fiscalização de peso contribui para redução de acidentes, para uma melhora na conservação do nosso pavimento, evitando, indisponibilidade dos corredores logísticos. A pesagem em movimento possibilita maior controle dos veículos com excesso e captura dados de todos os veículos que trafegam pela nossa rodovia.
.......Revista Agregados SP: Quais são as tecnologias utilizadas na pesagem dinâmica?
....... Cirilo: A CCR RioSP conta com um modelo de pesagem para seleção de veículos conhecida como HS-WIM (high speed wim) que utiliza sensores instalados no pavimento sobre faixas, câmeras, scanners e outros equipamentos que garantem a pesagem dos veículos. Identificar e classificar os veículos de acordo com limite permitido, todas as informações coletadas se concentram em um sistema de gestão e controle de pesos da rodovia.
.......Revista Agregados SP: Quantos caminhões por dia passam pela pesagem dinâmica?
....... Cirilo: A quantidade de veículos na Via Dutra é alta, O HS-Wim registra em média 13 mil veículos de grande porte por dia, considerando os 4 postos de pesagens existentes na concessão.
.......Revista Agregados SP: Quais são os principais desafios enfrentados para implantar a pesagem dinâmica em outros locais?
....... Cirilo: A Pesagem no formato HS-WIM, traz muitos benefícios e melhorias ao processo de pesagem de caminhões, porém sua implantação no formato completo, depende de algumas alterações importantes:
- O processo de autuações precisa ter alterações nas regulações de trânsito e penalidades;
- O modelo de operações de postos de pesagens precisa ser alterado para adequar a pesagem automática; e
- A homologação dos sistemas de pesagem precisa ter uma Portaria bem definida.
.......Revista Agregados SP: Atualmente, quantas balanças têm o sistema de pesagem dinâmica? E quais são as localizações das pesagens dinâmicas?
....... Cirilo: Na Via Dutra, rodovia administrada pela CCR RioSP, existem 4 balanças com previsão de implantação de + 3 nos próximos anos.
As balanças são compostas por uma Balança HS-Wim, responsável pela seleção de veículos com excesso de peso e balanças de autuação utilizadas para confirmação do excesso.
Estão localizadas nos seguintes pontos:
• Guararema – SP, km 179 + 363 / SUL
• Queluz – SP, km 0 + 827/ NORTE
• Resende – RJ, km 307+000 RJ / SUL
• Paracambi – RJ, km 223+500 RJ / SUL
.......Revista Agregados SP: Como é o processo de autuação? Pesou, deu excesso... explique, por favor.
....... Cirilo: No sistema de pesagem existente na unidade Rio SP, veículos são pesados sobre faixa (HS-WIM), ou seja, na rodovia, e caso apresentem excesso, são direcionados através de painéis de mensagem para uma balança de precisão, se confirmado o excesso, o veículo é direcionado ao pátio, onde será efetuado transbordo de carga e efetuada a devida autuação.
.......O sistema de pesagem em movimento que a CCR RioSP está implantando traz a redução de acidentes e melhor conservação do pavimento, devido à redução de veículos com excesso de peso na rodovia. Além de contribuir para a redução de longas filas para pesagem, influenciando no fluxo de veículos, e o gerenciamento de tráfego.