Quando se trata de mineração, não basta comunicar, é preciso se relacionar

Paulo Henrique Leal Soares


.......Concedeu a entrevista para ressaltar a importância da comunicação no setor de agregados e como conduzir o relacionamento entre a mineração e a sociedade. “O desafio é de todas as empresas em elaborar e manter a comunicação, é divulgar a importância do setor para o consumo direto e fazer dele um processo educativo e de relacionamento para a sociedade”. Confira a entrevista:

.......Revista Agregados SP: Como podemos melhorar a comunicação no setor de agregados perante a sociedade?

....... Paulo: Construir planos e comportamentos. A mineração sofre impactos acontecidos anteriormente e precisamos trabalhar para evitar. Exemplo: os rompimentos das barragens, precisamos mudar, melhorar e amenizar esses impactos, garantindo o que está na legislação vigente para não incomodar as comunidades que estão próximas. E para isso realizar plantio de mudas, isolamento acústico, distanciamento da comunidade (se possível) e manter a mineração de portas abertas, com visitas de escolas, universidades e comunidades.

.......Revista Agregados SP: Qual será o futuro da comunicação?

....... Paulo:Relacionamento. Ouvir mais e falar menos, porque convencionalmente não vem do que você fala e sim das suas ações. A construção é coletiva e seguir para um futuro com mais espaço e abertura com bons relacionamentos.

.......Revista Agregados SP: Qual é o impacto da ESG na indústria mineral?

....... Paulo: A ESG sempre teve presente no setor mineral, gera impacto e o setor é bem estruturado. O correto é começar, executar e finalizar (fechamento da mina), cuidar da região após a mineração e realizar algo que seja para o bem da sociedade. Alguns exemplos: Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte-MG, Raia Olímpica da USP em São Paulo, Parque do Ibirapuera em São Paulo, Ópera de Arame em Curitiba, etc. O setor tem a preocupação e precisamos mostrar o que estamos fazendo, não adianta ter uma narrativa e realizar o comportamento inadequado.

.......Revista Agregados SP: Sempre citamos como exemplo a comunicação para grandes minerações e para as pequenas? Como planejar e executar?

....... Paulo: O trabalho é em conjunto e coletivo para todos. É o compartilhamento e principalmente o aprendizado, tem espaço para contribuir com as menores e grandes empresas. O que mais impacta é a logística no setor de agregados e é um mercado que toda a região do país tem e perto do consumidor. A legislação mineral é para todos, independentemente do tamanho da empresa!

.......Revista Agregados SP: Em diversas minerações o meio de comunicação é escasso, qual seria a sua sugestão de um plano de comunicação para essas minerações?

....... Paulo: A necessidade de relacionamento com a comunidade, manter a conexão e o desafio de encontrar as soluções. A comunicação olho no olho e pessoal (videochamada) é muito mais importante e verdadeiro do que colocarmos no papel e o ser humano é um ser de relacionamento e com a comunicação direta.

.......Revista Agregados SP: Qual é a “receita” para a comunicação em parceria com a Licença Social?

....... Paulo: Não existe uma receita de bolo (risos). O correto é ouvir, estar disposto, aberto e um processo de convencimento do outro. Não tem uma competição e sim uma relação de construir e ouvir muito, não esperar um problema acontecer, você sabe que pode melhorar e fazer o melhor. A comunicação é para o outro e não para si próprio.

.......Em fevereiro de 2021 foi realizada uma pesquisa sobre a reputação do Setor de Mineração no Brasil, desenvolvida pela RepTrak para o IBRAM – observe as análises abaixo:

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