Mineração e relação com a Comunidade foi tema de Webinar



.......Nos dias 10, 11, 17 e 18 de agosto a Revista Brasil Mineral realizou painéis de debate sobre a importância da comunicação entre as empresas de mineração com a sociedade.

.......Adriana de Andrade Solé, especialista em sistema de gestão, citou que não basta a mineração ser legal, ela precisa ser legítima (verdadeira, justa e o com senso e autêntica). Ressaltou que as minerações precisam de Projetos estruturados com monitoramentos e fiscalizações adequadas com estrutura e governança de “arrumar a casa”, capacitando e incorporando diálogos atualmente. Fazendo o reconhecimento do território.

.......“O que é uma boa mineração para você?” — Tema da palestra da economista e professora da UFPA, Maria Amélia Enriquez. Ela apresentou o comportamento, ética, transparência no setor administrativo e operacional. Ressaltou que durante a implantação de um novo projeto haverá benefícios econômicos para o município, com a prestação de serviços e compensações financeiras.“Depende da etapa da mineração, existem diferentes atores envolvidos, temos que avaliar o antes e depois da lavra, com diferentes olhares e perspectivas”.

“Porém, a boa prática da mineração dependerá da troca realizada entre a empresa, a comunidade local e gestão pública, com o objetivo de compor a visão de desenvolvimento para a mineração deixar benefícios de longo prazo junto ao território. Nem sempre as boas práticas da mineração são universalizadas, é preciso ouvir o que cada comunidade quer melhorar no dia a dia”,

......., afirmou Maria Amélia.

.......Outro assunto em debate foi “A comunicação com comunidades está funcionando? ” — Diversos profissionais responderam essa pergunta e para o Diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, é necessário escutar mais e trabalhar em conjunto, um trabalho de relacionamento com as comunidades. Para Lucila Ribeira, gerente geral de relações institucionais e comunicação da NEXA Resources, a comunicação está evoluindo positivamente e precisa evoluir mais, a comunicação expressa o que é uma organização.

“As empresas não podem comunicar apenas o que é importante e sim ouvir os dois lados, incluir a comunidade na comunicação, entender como funciona, qual seria o canal mais importante (rádio, e-mail, WhatsApp, etc.) e realmente trabalhar com causas importantes para aquela sociedade".

.......“Nós devemos mostrar as boas práticas e influenciar dentro do nosso setor esse ciclo o que pode expressar o que realmente vem acontecendo, é um processo de troca e evolução para os próximos anos”- Raimundo Rocha, diretor-geral da Brasil 61.

.......E para finalizar o webinar o último tema em debate foi “A mineração do futuro”, a necessidade na contribuição para a sociedade, com o uso de tecnologia e trabalho com a comunicação. Melhorar a imagem do setor e mostrar o quanto é importante a mineração para o cotidiano

.......Para assistir os painéis, acessem os links abaixo:

.......10/08 — https://www.youtube.com/watch?v=HHzKyEvn16U&t=8s

.......11/08 — https://www.youtube.com/watch?v=Df4HFalKTps

.......17/08 — https://www.youtube.com/watch?v=qbMtSUxdJZ8

.......18/08 — https://www.youtube.com/watch?v=ei_kYdn